12 de jul de 2012

Como manter as unhas saudáveis

Birosquenas, manter as unhas bonitas e bem-cuidadas nem sempre é uma tarefa fácil. O uso excessivo de esmaltes, de acetona, ou o contato freqüente com produtos químicos acabam deixando as unhas enfraquecidas, quebradiças e com aspecto ressecado.


No entanto, com alguns cuidados simples, é possível reverter esse quadro. A dermatologista Bianca Wiedemann dá seis dicas para fortalecer as unhas, deixando-as lindas e saudáveis:
1) Não remova a cutícula. Ela funciona como uma proteção para a unhas, impedindo a entrada de bactérias.

2) Use hidratante nas mãos, diariamente, massageando as unhas e as cutículas. “Se as cutículas estiverem bem hidratadas, não vão deixar as unhas com aspecto de mal-tratadas”, garante a dermatologista.

3) Fique, pelo menos, três dias por semana sem usar esmaltes. É importante dar uma pausa para que as unhas possam receber hidratação. Substâncias presentes na composição dos esmalte comuns, como tolueno e formaldeído, agridem a lâmina da unha, ressecando-a e fragilizando-a.

4) Evite usar acetona. Na hora de retirar o esmalte, opte por removedores livres dessa substância.

5) Sempre utilize luvas quando for manipular produtos de limpeza, como sabão ou detergente, para proteger a pele e também as unhas. Esses produtos contém substâncias abrasivas, que ressecam as mãos e enfraquecem as unhas.

6) Evite usar bases fortalecedoras sem a recomendação de um dermatologista. Elas podem lesionar e enfraquecer ainda mais as unhas: “Algumas bases podem conter ativos que ressecam a lâmina da unha enfraquecendo-a ainda mais. O produto ainda pode conter formaldeído, que endurece a lâmina e, inicialmente, pode dar a sensação de fortalecimento da unha, mas seu uso indiscriminado pode ocasionar quebras e fraturas nas unhas”, alerta a especialista.


Aposte nos tons do Outono/Inverno 2012 que são terrosos: marrons, vermelhos e cinzas. As cores que fizeram sucesso no verão também foram reformuladas, como o azul, o verde e o lilás. A Risqué, em parceria com o estilista Reinaldo Lourenço, lança a linha “Tenho Que Ter”, apostando no Verde Diferente, passando por um Cinza Incerto até um Vermelho Fundamental.

Nada de excessos, tem gente exagerando e perdendo a noção por aí...






Renata Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.