BIROSCA EM FOCO

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a definição de BIROSCA é: “Pequena casa comercial, simples e diversificada; não possui um gênero específico, vendendo bebidas, produtos alimentícios, higiene e limpeza, entre outras miudezas; venda também para consumo no local; Pequeno armazém; boteco”. Em um português mais pé-de-cana, podemos definir birosca como “pé-sujo”, “cospe-grosso”, “risca-faca”, entre outras definições. É comumente chamada também de botequim. Mas em geral, entretanto, o conceito de BIROSCA é vasto, quase um cenário impar de um determinado estilo de vida.
No Rio de Janeiro, por exemplo, temos diversos tipos de biroscas. Cada qual com sua particularidade, e com seus personagens. Em algumas há apenas o balcão, onde se bebe em pé, em outras, balcão com bancos. Existem também as mais sofisticadas, onde estão disponíveis mesas e cadeiras, sejam aquelas de ferro, ou as disponibilizadas pelas grandes cervejarias. Aliás, as cervejarias estão cada vez mais presentes nesse ambiente. O que antes era privilégio apenas de bares, hoje pode ser encontrado nas biroscas. (Nós agradecemos)
Os personagens presentes nas biroscas também são singulares. Toda birosca que se preze, tem que ter aquele personagem marcante, o qual todos os “locais” conhecem. Geralmente carregam apelidos exóticos. Podemos citar alguns, com conhecimento de causa: Wilson “Vaca-Moto”, Mario “Cirrose”, Tonhão “Pé Fofo”, o popular “Seringa”, “Toquinho”, “Mofado”, e por aí vai. Eles normalmente são aqueles seres que talvez ninguém nunca tenha os visto sóbrios. Esses são os seres mitológicos das biroscas.
Uma particularidade que também podemos mencionar a respeito desse ambiente é o seu nome. Comumente você jamais ouvirá falar: Vamos tomar uma ali no “Recanto’s Bar” (acreditem; a maioria das biroscas gosta de colocar um nome chique na porta de seu estabelecimento). Quando você se refere a uma Birosca, você, com certeza, dirá o seguinte: “Vamos ali no João tomar uma”. Note que “João” é o dono da birosca.
A culinária é das mais refinadas e variadas. Jamais poderíamos deixar de citar as iguarias gastronômicas de uma birosca. Com um cardápio vasto, você pode encontrar aquele torresminho fresquinho, de duas semanas, descansando no balcão, o tradicional ovo colorido, lingüiças fritas na hora, quase sem gordura (não dá para encher um copo americano com a gordura que escorre dela), moelas (geralmente azuis ou verdes, isso varia de estabelecimento para estabelecimento), entre muitos outros, jiló, carne assada, mocotó no copinho. Reparem que as biroscas possuem uma grande preocupação com a alimentação saudável, light, que é a tendência mundial.
Esses locais também são muito característicos pelo seu ótimo atendimento. Normalmente seus proprietários são pessoas de alta classe e muito educados. Uma representação disso é que se você, por exemplo, fala: “Ô Peruca! Cadê a cerveja que te pedi a meia hora?!” A resposta pode ser: “Peraí porra! Levanta e pega aqui!”. Inconfundível. Mas em geral o atendimento é bom, porque rola aquele clima de camaradagem. E sem contar no fiado para os mais chegados, normalmente anotados em um caderninho ou no primeiro pedaço de papel que se encontra pela frente. Uma aula de administração de vendas.
Em geral o ambiente de uma birosca é gostoso. Vez ou outra, amigos assando uma carne para rolar uma confraternização. A galera reunida para um papo descontraído. Um ou outro dos personagens citados acima, bêbados igual a uma porca, caídos no chão, ou cantando “Boemia” às alturas. Também pode ser parada obrigatória para um rápido aquecimento antes da balada. E o mais importante, habitualmente a cerveja é estupidamente gelada. Preciso dizer algo mais? O clima é bom.
E é esse clima que tentaremos trazer para dentro do nosso humilde bloguinho, um ambiente gostoso e de camaradagem. Onde você possa entrar e se sentir a vontade. Como toda birosca que se preze, boas conversas e histórias não podem faltar. Entre e sinta-se a vontade. A primeira cerveja é por cortesia da casa.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Karamba!!! A julgar pela balança, essa é uma autêntica biroska de Portuga, das boas, daquelas em que o Portuga coloca muito sal no joelho de porco para dar mais cede aos bebuns!!!

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.