10 de fev. de 2013

Cordão da Bola Preta ou Galo da Madrugada?


No ano em que o Rio São Francisco foi o tema do desfile - "O Rio São Francisco deságua no mar do frevo -, é justo afirmar que o Galo da Madrugada inundou o Centro da cidade com o ritmo pernambucano. Nada menos que 25 trios elétricos, 32 orquestras e mais de 60 cantores embalam as mais de 2,5 milhões de pessoas no Galo.

Sem nenhuma intenção de disputar com o Bola Preta do Rio de Janeiro quem atrai mais gente, o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, estimava que 2,5 milhões de pessoas participassem do 36 desfile.


Com uma hora de atraso, o tradicional bloco de rua Cordão da Bola Preta desfilou pela Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, neste sábado (9). Embora a expectativa dos organizadores fosse de 2,4 milhões de pessoas arrastadas pelo Bola Preta, a Polícia Militar (PM) registrou um público em torno de 1,5 milhão, justo no ano em que peritos do Guinness World Records, livro de recordes mundiais, vieram ao Rio de Janeiro  para conferir se o bloco, que concorre com o Galo da Madruga, do Recife, é o maior do mundo ou não.

"Como o São Francisco, que é uma correnteza de água, o Galo é uma correnteza de gente e também é fonte de energia e de renda", comparou Rômulo Meneses, ao convidar o Bola Preta a participar do desfile da agremiação. Para ele, toda esta "polêmica" é positiva: "só fortalece o carnaval de rua".



“É um bloco que representa tudo para o carnaval carioca. O Bola Preta é a razão da existência do carnaval. Daqui a cinco anos, a gente completa 100 anos”, disse o presidente Pedro Ernesto Marinho.

E a A briga entre o Galo da Madrugada e o tradicional Cordão da Bola Preta, continua mais forte do que nunca.



Um comentário:

  1. O Galo da Madrugada mente os números, que são absurdos se comparados com a população do Recife, que é pequena. E ainda por cima o bloco de Pernambuco sai com mais de 20 trios elétricos, é como se fossem vários blocos juntos. O Bola Preta só tem 5 trios e mesmo assim é maior.

    Bola Preta 100 anos de existência em 2018! O bloco mais importante do carnaval de rua brasileiro, mais antigo que as 2 maiores instituições do nossa carnaval: a Portela e a Mangueira. O Bola impõe respeito...

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.