6 de fev. de 2012

AS DEZ CIDADES NO MUNDO COM AS FESTAS DE CARNAVAL MAIS FAMOSAS

Bom galera, apesar de o Brasil ser considerado o país do Carnaval, não é só aqui que se cai na folia antes da quaresma. Conheça mais lugares do mundo onde a celebração, originalmente católica, também é bem famosa – e atrai turistas dos quatro cantos do globo. Agora você vai poder tirar onda na birosca e dizer, com a boca cheia, que não é só aqui na terra tupiniquim que galera se esbalda.

Fizemos uma seleção das dez melhores cidades no mundo quando o quesito é carnaval.

10 - Olinda, Brasil



Na cidade pernambucana de Olinda, passistas pulam Carnaval de sombrinha na mão e frevo no pé. Os cinco dias de festa, que começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos, oferecem diversos blocos de rua, como o Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata, que fecha o Carnaval na Quarta-feira de Cinzas. E para quem ainda quiser curtir um carnaval mais metropolitano, a vizinha Recife está a poucos quilômetros de distância.

 
9 - Basileia, Suiça
 

Conhecido como Fasnacht, o carnaval suíço alcança uma de suas maiores expressões na Basileia. Ele tem início na segunda-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas, por volta das 4h da madrugada com o chamado Morgestraich. É nessa hora que se apagam todas as luzes e vários grupos fantasiados desfilam com lanternas pelo centro da cidade enquanto tocam músicas carnavalescas em flautas e tambores. A festa de Carnaval dura 72 horas.

 
8 - Barranquilla, Colômbia
 

Durante o Carnaval na cidade colombiana, situada a 700 quilômetros de Bogotá, é possível apreciar uma série de eventos típicos e espetáculos. Nos desfiles, por exemplo, são apresentadas danças e ritmos folclóricos como cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. Declarado pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, o evento tem seu clímax no sábado anterior à quaresma, com a Batalha das Flores.

7 - Quebec, Canadá
 

Tido como o maior Carnaval de Inverno do mundo, o Carnaval de Quebec, no Canadá, dura três semanas. A festa consiste em concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, tais como competição de canoas e pesca no gelo. Apesar de um frio que chega a 10 graus negativos – e possibilita até mesmo a existência de um Palácio de Gelo –, a comemoração costuma atrair milhares de pessoas do mundo todo.

 
6 - Nice, França
 

Na cidade francesa de Nice – o maior balneário da Cote D’Azur -, os pontos altos do Carnaval são os bonecos gigantescos de papel machê, as festas de rua e a célebre Batalha das Flores. Na brincadeira, flores utilizadas para enfeitar os carros alegóricos são arremessadas nos observadores de um cortejo que perpassa a Promenade des Anglais. A tradição data de 1876, quando carnavalescos desfilavam em carruagens decoradas e trocavam buquês entre si.

 
5 - Colônia, Alemanha
 

Enquanto muitos no Brasil reclamam que as preparações para o Carnaval começam cedo demais, os alemães já estão pulando há semanas. Em Colônia, por exemplo, as festas começam nada menos que em novembro – mais especificamente às 11h11 do dia 11 de novembro (11º mês do ano) – e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas. Celebrado em pleno inverno, marca o que os alemães chamam de a “quinta estação do ano”.

 
4 - Salvador, Brasil
 

Dizem que, na Bahia, é Carnaval o ano todo. Mas é nos dias que antecedem à quaresma que Salvador alcança o auge da folia. Em ritmo de axé e muita batucada, foliões com ou sem abadá (camiseta que identifica os blocos) se divertem acompanhando os famosos trios elétricos. Aquele que não garantiu seu abadá e nem comprou ingresso para os camarotes ganha o apelido de “pipoca” – e pula sem a proteção dos cordões de isolamento.

 
3 - Nova Orleans - Estados Unidos
 

É na capital mundial do jazz que acontece o Carnaval mais famoso dos Estados Unidos: o Mardi Gras, ou Terça-feira Gorda. A festa se assemelha a que é celebrada no Brasil, com desfiles de blocos, carros alegóricos e gente fantasiada. Mas para quem achava que nudez no Carnaval é uma exclusividade dos brasileiros, o Mardi Gras traz uma tradição bem particular: distribuir colares de contas coloridos, símbolos da festa, para quem mostrar os seios.

 
2 - Veneza, Itália
 

É no período do Carnaval que Veneza recebe o maior número de turistas, atraídos sobretudo por uma tradição histórica que remonta ao século XII e que teve seu auge no século XVIII. E também é quando a cidade italiana, conhecida como a Rainha do Adriático, ganha aquele aspecto de baile de máscaras a céu aberto – além dos que são de fato celebrados no interior de palácios antiquíssimos, com direito a fantasias do mais alto requinte.

 
1 - Rio de Janeiro, Brasil
 

Quando o assunto é Carnaval, nenhuma cidade do mundo é capaz de atrair mais holofotes que o Rio de Janeiro, onde a folia já começa logo após a virada do ano. Na capital carioca, a graça é pular e entoar marchinhas atrás dos famosos bloquinhos de rua, todos regados a muito confete e serpentina. Outro ponto alto que atrai turistas dos quatro cantos do planeta é assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Carnaval melhor, impossível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.