19 de fev. de 2012

BOLA PRETA OU GALO DA MADRUGADA?



Estimativas em números são sempre complicadores de opinião. Especialmente quando falam em quantidades enormes, grandes aglomerações. No caso dos blocos e cordões de Carnaval, eis uma nova questão em disputa depois das apresentações de hoje em dois dos principais cenários, Recife e Rio de Janeiro.

No tradicional desfile de abertura do Carnaval carioca, em manhã de muito sol e calor, o Cordão da Bola Preta anunciou ter atraído cerca de 2,5 milhões de pessoas, superando o número do ano passado (que foi de 2 milhões, segundo a PM).

“As ruas estavam repletas de gente. Tenho certeza de que atingimos dois milhões de foliões neste ano”, afirmou o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, apesar da chuva que caiu de modo até inesperado no Recife. A expectativa de quem conferiu o desfile deste sábado (18), do bloco pernambucano que figura no Guiness Book como maior agremiação carnavalesca do mundo, é que ele esteja dentro do seu próprio recorde, mas para quem já viu outras vezes é de que a chuva prejudicou bastante o comparecimento dos foliões.

"O Bola Preta não abre o Carnaval do Rio, ele abre o Carnaval do Brasil", disse o presidente do bloco carioca, Pedro Ernesto. Falando para a multidão de participantes, vibrou com o próprio enunciado: "Vocês são o sangue que mantém vivo o Cordão da Bola Preta. Muito obrigado pelo carinho que têm por nós."

A concentração começou logo cedo,às 8h, na Candelária, com saída pouco antes das 10h, no trajeto pela av. Rio Branco em direção à Cinelândia, percorrendo cerca de 1,5 km.

Acompanhando os caminhões de som iam os milhares de foliões, quase todos fantasiados, muitos deles com roupas brancas de bolinhas pretas. As velhas marchinhas e sambas-enredo eram a trilha sonora. Entre as celebridades que participaram do desfile estavam a cantora Maria Rita (madrinha do cordão) e as atrizes Leandra Leal (porta-estandarte) e Desireé Oliveira (rainha). Houve uma homenagem a Mário Lago (1911-2002), com o bloco tocando alguns dos sucessos famosos como compositor como ‘Aurora’.

No Recife, o fato é que o Galo mais uma vez arrastou os foliões pelas ruas do centro ao som e alegria dos 25 trios que animaram o 35º desfile com mistura de frevo e baião celebrando o centenário de Luiz Gonzaga.

Nomes como Fafá de Belém, Alceu Valença (que recebe homenagens no Carnaval Multicultural deste ano), Banda Calypso, Spok, Elba Ramalho, Jorge Vercilo, Maestro Forró, Guilherme Arantes, Luiza Possi, Luiz Melodia e Lia de Itamaracá, entre outros, comandaram os trios elétricos da folia sem cordão de isolamento que percorreu 4,5 km pelo centro da cidade. Alegorias e bonecos gigantes completaram o cortejo, que teve como tema “Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião”.

A miss Brasil Priscila Machado e a miss Pernambuco Leidiane Vasconcelos estavam no camarote oficial do Galo em meio a alguns nomes televisivos sem maior fama. Os artistas – intérpretes consagrados da musica brasileira – foram os nomes que mais chamaram a atenção, além do enorme numero de convidados.

24 comentários:

  1. O galo é O GALO, sem comparações por favor. O galo da madrugada é e sempre será o maior bloco carnavalesco do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sempre será o quê amiguinha... não existe isso. O Galo deu foi muita sorte de ter surgido numa época em que o carnaval de rua carioca estava morto, aí foi fácil o bloco pernambucano conseguir destacar-se. Mas agora que as ruas do Rio são as mais animadas e muvucadas do carnaval, o Bola Preta, que é muito mais antigo e importante que o Galo, reina soberano novamente.

      "Quem não chora não mama, segura meu bem, a chupena.
      Lugar quente é na cama, ou então, no Bola Preta"

      Excluir
  2. bola preta 2 milhoes e meio galo 2 milhoes tenho que sizer qual maior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk RIO E PRONTO

    ResponderExcluir
  3. Recifense tem mania de grandeza e complexo de inferiodade (em relação ao sudeste) e de superioridade (em relação ao nordeste). Eta pessoal chato!!! Conheço todo o Brasil e posso dizer que Recife tem de longe as pessoas mais prepotentes do Brasil. Tudo lá é o mais e o melhor. Nessa polêmica do Galo x Bola Preta, para quem conhece as duas cidades, sabe que comparar a Av. Rio Branco e seus 68 metros de largura com a metade da largura que tem a Dantas Barreto (em muitos pontos chega a 1/3) já basta para dizer qual o maior. Mas o recifense jamais vai admitir isso e vao destilar ódio contra os cariocas. Só que eles deviam saber que os cariocas estão se lixando para comparações.No Rio, as pessoas são alegres e respeitos. Para elas, importa um dia de sol forte, mate na praia, correr, andar de bicicleta, paquerar. Reduzir a vida a um ranço de vaidades não é com o Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Acho engraçado... Sou Recifense e já morei no Rio por 3 anos. No Carnaval, nem saia de casa. Lugar insano de gente insana.

      Só pra você saber, a Dantas Barreto, de fato, não é tão larga quanto a Rio Branco. Mas, pra que você adicione a informação ao seu "vasto" conhecimento, o Galo não fica parado na Dantas Barreto. Ele percorre 6 QUILÔMETROS no Centro do Recife. ;)

      E, os cariocas que me desculpem, mas podem babar nas bolas pretas o quanto quiserem. Carnaval de verdade é aqui em Recife.

      Excluir
  4. Não podemos negar que a midia tem dado muita importancia a esse tal de bloco da Bola preta !! Mas eu acho que ele não tem recorde no Gines Book como O Glorioso Galo da Madruga, Que sai todos os anos no Sabado de Zé Pereira !
    Torna-se muito fácil dizer que nós recifenses somos chatos e arrogantes quando não se tem o que dizer sobre um bloco de carnaval que a midia a todo custo que impor uma superioridade da qual não existe. É festa é carnaval !! Mas existem pessoas que insistem em usar dois blocos carnavalescos pra impor uma superioridade em Sudeste e nordeste .
    E se eu tiver que escolher uma eu escolho o carnaval!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a mídia que dá importância a "esse tal" de Bola Preta, queridinha. É a históia. O Bola tem quase 100 anos e foi o primeiro bloco fundado no país. É da época dos "cordões" de carnaval ainda, quando "esse tal" de Galo da Madrugada ainda nem sonhava em cantar. Sacou a diferença? O Bola é Rei em todos os sentidos: tamanho, história, importância e, claro, em animação. Só a Marcha do Bola "quem não chora não mama" é mais antiga e famosa que todo o Galo da Madrugada. Chora querida.

      Excluir
  5. hahahahaha
    Galo de Manaus -> 50 mil pessoas no sábado!
    \o/

    ResponderExcluir
  6. Quem manda no carnaval de rua é o Bola Preta, instituição quase centenária que ensinou o brasil a fazer blocos de rua. Se não fosse o Bola, o Galo sequer existiria. O Galo virou pintinho perto do gigantismo do Cordão da Bola Preta.

    ResponderExcluir
  7. RODRIGO
    Eu tb conheço todo o Brasil e pode ter certeza isso é o que todo povo brasileiro pensa do Rio de Janeiro, apesar de ter todas suas belezas naturais a cidade não tem culpa do próprio povo. o Rio tem bem mais coisas pra se preocupar pois ñ é só reformar o maracanã e pensar que vai fazer bonito durante a copa do mundo.Aquelas baixarias daqueles trêns, as favelas, sem falar que o Corcovado que não tem estrutura pra receber uma grande quantidade de turista, infelizmente é o Brasil que vai pagar o pato. E as olimpiadas que nem vou falar.O Recife ñ precisa provar nada pra ninguém o carnaval de Pernambuco é realmente o melhor e sem dúvidas o MAIOR.
    Há já tava esquecendo se o carnaval de rua carioca fosse tão bom não seria esquecido nem por um dia.Nosso Carnaval é multicultural porque tem um acervo respeitável de cultura popular, representada pelo frevo, maracatu, ciranda, caboclinhos, côco, caiporas, papangus, bois, ursos e cavalo marinho. Precisa mais?

    vc pode conhecer todo o Brasil mais não sabe de nada da cultura e muito menos do povo pernambucano.
    Sim pode ficar com seus mates pois nossa agua de coco é bem mais gostosa e mais barata e nossas praias com aguas mornas são bem mais gostosas, sem falar que pernambuco tem a praia de Porto de Galinhas que foi eleita por 10 vezes consecutivas a melhor praia do Brasil. Nem vou falar de NORONHA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih querido, sinto te informar, mas...

      1. Porto de Galinhas não é nada se comparada a Ipanema e Copacabana, que são praias mais famosas que toda a cidade de Recife junta.

      2. Não adianta ter água do mar quentinha e um monte de recife cortando os surfistas e tubarões atacando os banhistas e, isso, querideeeeenho, não tem no Rio, graças a Deus Pai.

      3. O multiculturalismo do carnaval do Rio simplesmente ENGOLE o "multiculturalismo" do carnaval Pernambucano. Tadinho, o governo daí fez a propaganda e você acreditou né? Ser multicultural é gente de todos os povos, de várias partes do globo em sua festa. Não adianta colocar uma bandinha de frevo aqui e outra de maracatu ali e dizer que é "multicultural" (haha, só rindo).

      E para terminar: o carnaval do Rio está no guinness book como o maior do mundo, já o de Recife... até a publicação do Galo da Madrugada como maior bloco carnavalesco já foi apagada do guinnes, querideeeeenho! hehe... Confere no link baby:
      http://www.guinnessworldrecords.com/records/largest-carnival

      Excluir
  8. Bola Preta tá humilhando o Galo, contra números não há argumento
    E em 2013 a diferença de público será ainda maior, botando um ponto final nessa disputa

    ResponderExcluir
  9. Pernambucanos têm um complexo de inferioridade né... Eu hein. Querer comparar Recife, que é atualmente a capital mais violenta do país, ao famoso e emblemático RIO DE JANEIRO... é o FIM.

    BJOSMELIGA AMORE

    ResponderExcluir
  10. rodrigo
    vendo o seu comentário hostil, so posso dizer q pessoas como vc deveriam conhecer melhor as pessoas de cada localidade. Vc se diz ser tao viajado, porem é prepotente e não sabe se expressar sobre as localidade q vc diz conhecer. Se é q conhece.. simplesmente intragável a sua definição...

    ResponderExcluir
  11. galo da madrugada superior sempre ... nem tem comparaçao a mega estrutura do galo nem se compara e a chuva atrapalho bastante para alegria dos cariocas que sempre se jugam melhor do que os nordestinos ... procurem se informa e vejam atual realidade pernambucana no cenário nacional já que é o estado que mais cresce no brasil .. !

    ResponderExcluir
  12. E depois falam que nós pernambucanos somos arrogantes e prepotentes com mania de grandeza. Mas basta dar uma olhada nos comentários dos cariocas nessa página que nós percebemos a verdadeira arrogância de quem é. Os cariocas sim se acham superiores em tudo pelo fato do Rio de Janeiro ser o que é. E perceber que está disputando com um bloco Recifence é algo angustiante, não é?
    O Cordão da Bola preta pode até ultrapassar o galo em quantidade, mas ainda assim, a fama é o que vale. E essa fama pertence ao Galo.
    Isso os deixa nervosos, mas é a verdade. Se você perguntar pra qualquer pessoa que não seja do Rio sobre esse bloco aí do Cordão da Bola Preta, poucos saberão que ele existe.
    Mas pergunta do Galo da Madrugada...
    Carnaval é carnaval, gente. Sem disputinhas, por favor.
    O Rio tem um Carnaval lindo, infelizmente nunca pude ir pra lá nesse período, mas admiro a cultura de cada estado. Acho que deveriam respeitar nossa cultura pernambucana também por sua multiculturalidade, originalidade e essência. Quem CONHECE PERNAMBUCO DE VERDADE vai saber do que eu estou falando.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkk esses cariocas são uma piada mesmo, kkkk se pensarem direitinho vão perceber que tudo que estiver na mídia em relação a pernambuco eles inventam coisa pareçida e dizem que e melhor, kkk, vocês deveriam pensar e no desfile das escolas de samba que e a única coisa que vocês tem

    ResponderExcluir
  14. sao mais de 200 blocos no rio, e o bola preta bota todo ano 2 milhoes de pessoas no centro da cidade mais importante do pais, antiga capital federal, a cidade do rio ta com 6 milhoes e poko, o grande rio ta com 11 milhoes, vcs acham que o bola nao bota 3 milhoes molinho num sabado de carnaval???? esse galo é piada, o rio e o bola preta engole o estado de pernanbuco, imagina entao esse bloquinho ae, respeitem a cidade maravilhosa e o bola preta.

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkk, os cariocas estão como os flamenguistas brigando ate morrer só porque n aceitam que perderam um titulo pra um PERNAMBUCANO,ou melhor, pra um Nordestino,acham q são superior em tudo, o GALO é simplesmente o GALO,e pernambuco e aonde tem o melhor carnaval do mundo, o rio só tem um bloco q só tem essa fama por causa do marketing e a divulgação que a globo coloca, já o galo n, é famoso por realmente ser o melhor,n precisa de nada pra ficar famoso, ele é porque ele é o melhor e acabou. agora cariocas, morram de inveja e tentem pegar esse titulo apuso, espere ai, é só tentar, porque nunca vão conseguir, kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Turma 2 de Ouro, peraê neh apela não amigão e só falar assim, O BOLA PRETA E LEGAL TOCA MARCHINHAS E TAL, MAS O GALO DA MADRUGADA E SEM IGUAL, e outra coisa vamos imaginar que o bola preta fosse em PE e o galo fosse no RIO? qual serias as justificativas de vocês?

    ResponderExcluir
  17. Vamos aos números que são mais importantes, saldo do Galo da Madrugada PE 2013 mais de 2,5 milhões de pessoas, Bola Preta RIO 2013 mais de 1,8 milhões de pessoas. Agora eu pergunto.

    QUAL A DESCULPA AGORA?????

    Diferença de mais ou menos 700 mil pessoas.

    Uma coisa eu falo... as escolas de samba do Rio são foda eu mesmo gosto de ver, mas querer se comparar com o Galo..... sem condições.

    ResponderExcluir
  18. Galo da Madrugada com 2,5 milhões de foliões? huahuauahuauhauauha... só rindo... Recife não tem nem 1,7 milhão de pessoas. Mas que mentira deslavada hein rsrs...

    Sem dúvida o Bola Preta é maior e os números do carnaval do Rio parecem fazer muito mais sentido. Essa estimativa de 2,5 milhões do Galo foi uma tentativa desesperada de igualar a estimativa dos organizadores do Bola, que queriam este número no desfile de 2013. O Galo, pelo tamanho de Recife, deve ter algo perto de 1,5 ou 1,6 milhão de foliões. Qualquer pessoa sensata chega a essa conclusão...

    ResponderExcluir
  19. RECIFE PODE NAO TER TANTA GENTE , PORÉM OQUE ACONTECE É QUE PESSOAS DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO VEEM VER O DESFILE DO MARAVILHOSO GALO E É DEVIDO A ISSO QUE O NUMERO DE PESSOAS AUMENTAM E O GALO CONSEGUE ATINGIR TANTO PRESTIGIO ... O GALO É INCOMPARÁVEL ... TANTO É QUE É TRANSMITIDO PELA GLOBO INTERNACIONAL E O BOLA É ? OU SEJA , TENHO QUE FALAR ALGO MAIS ? TENTEM NOS ULTRAPASSAR ANO QUE VEM , TALVEZ VCS CHEGEM PERTO DOS PÉS DO GALO . BJS :) .... NAO QUERENDO DESMERECER O BOLA , MAS NAO TEM COMO COMPARAR MSM .

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.